logo colégio cie

5 exemplos de como montar sua rotina de estudos para o Enem

 Aluna do Colégio Anglo Chácara em seus estudos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) funciona como um vestibular para grande parte das universidades brasileiras. Por isso, é fundamental estudar para o exame a fim de garantir uma boa nota e conquistar uma vaga na faculdade que você tanto deseja. Entretanto, para alcançar esse objetivo, é essencial contar com uma rotina de estudos eficiente. Afinal, com um bom cronograma é possível ter mais disciplina, foco, organização e motivação para os estudos.

Sendo assim, saiba, agora, como criar uma rotina de estudos personalizada de acordo com as suas necessidades e veja exemplos práticos para cada um dos passos da elaboração de um cronograma de estudos. Continue a leitura e confira!

Exemplo de como definir o horário ideal para a sua rotina de estudos

O primeiro passo para criar uma rotina de estudos que funciona para você é compreender o seu dia a dia e definir qual é o melhor horário para se dedicar aos estudos. Por isso, avalie a sua rotina e determine um horário fixo dedicado à preparação para o Enem.

Por exemplo, quem ainda está cursando o Ensino Médio precisa conciliar os estudos do colégio com os estudos para o Enem e vestibular. Logo, de forma prática, o estudante deve organizar em uma agenda os seus compromissos durante a semana (aulas da escola, cursos de idiomas, esportes, lazer, etc.) e encontrar qual é o melhor momento para se dedicar exclusivamente aos estudos para o Enem.

Se o estudante vai para a escola no período da manhã e realiza atividades extra curriculares durante a tarde, o ideal é que o período da noite seja dedicado à preparação para o processo seletivo do Ensino Superior. É importante definir um horário específico, como das 18h às 20h, por exemplo. Além disso, é fundamental ter disciplina e realmente cumprir com o horário proposto para os estudos.

Exemplo de qual é o melhor local para estudar para o Enem

Estabelecer um local próprio, adequado e específico para o momento de aprendizado é essencial para o sucesso do seu plano de estudos. Isso porque o local ideal ajuda no foco e concentração, contribui para o conforto e evita a necessidade de levantar para buscar um livro, uma caneta, um copo d’água, entre outras coisas.

Portanto, o seu local de estudos para o Enem deve ser silencioso, bem iluminado e arejado, deve ter uma mesa ou escrivaninha que permita que tudo o que você precisa esteja ao seu alcance, uma cadeira confortável, boa conexão com a internet e não oferecer distrações (uma televisão por perto pode não ser uma boa ideia).

Dessa forma, um exemplo prático de um bom local para estudar para o Enem e vestibular é uma biblioteca pública ou do seu colégio. Outra boa ideia é estudar na casa de um amigo, desde que ambos estejam comprometidos e focados nos estudos.

Exemplo de como evitar distrações

As distrações são um grande inimigo da preparação para o Enem, por isso, saber como evitá-las é fundamental para um cronograma de estudos eficiente. Um ótimo exemplo prático de como evitar as distrações é o método Pomodoro.

O método Pomodoro consiste em cronometrar 25 minutos de foco e concentração total em uma única tarefa, sem se permitir nenhum tipo de distração. Após os 25 minutos cronometrados, é possível se distrair por, no máximo, 5 minutos e, então, voltar para mais 25 minutos de foco total.

Uma dica importante é deixar o celular no modo avião durante esse período, além de afastar qualquer outro dispositivo que possa tirar a sua atenção dos estudos. Dessa forma, ao aplicar o método Pomodoro e deixar o celular no modo avião, certamente será possível evitar distrações e cumprir com a sua rotina de estudos.

Exemplo de como definir objetivos e metas para o seu plano de estudos

Além de criar um plano de estudos eficiente, é necessário manter a rotina planejada. Por isso, é muito importante definir objetivos e metas que mantenham você engajado nos estudos e determinado em seguir com o cronograma de preparação para o Enem e vestibular.

Um exemplo prático é a elaboração de metas SMART, uma metodologia que estabelece critérios para a definição de objetivos e metas com base em 5 fatores. As metas SMART devem ser: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporárias.

Exemplo de como montar o seu cronograma de estudos

Montar um bom cronograma de estudos é determinante para o seu sucesso no Enem. Por isso, conheça, agora, alguns exemplos de sites e aplicativos que podem ajudar na elaboração de um cronograma de estudos que atenda às suas necessidades.

Google Agenda

O Google Agenda é uma ferramenta gratuita do Google e está disponível tanto para computadores quanto para celulares. Nela é possível colocar, dia a dia, tudo o que você deve estudar durante um certo horário. Por exemplo, “estudar Biologia das 17h às 18h”. Além disso, é possível criar lembretes, eventos e compromissos.

Trello

O Trello é um site que permite organizar os seus estudos, trabalhos, projetos e montar listas. A plataforma funciona por meio de quadros que você preenche com assuntos específicos e informações necessárias. Dessa forma, o formato de quadros e listas garante uma fácil e rápida assimilação do que deve ser feito a curto, médio e longo prazo.

Evernote

O Evernote é um aplicativo para celulares e tablets que funciona como um banco de anotação e uma forma de organizar os seus arquivos, armazenar links, criar recursos inteligentes, fazer pesquisas e ainda conta com a função offline.

Com o uso desses recursos tecnológicos, é possível criar um excelente cronograma de estudos e se manter sempre organizado para mensurar e atingir as suas metas e objetivos.

Esses são, portanto,  5 exemplos práticos de como criar a sua própria rotina de estudos e ter mais disciplina, foco, organização e motivação para otimizar o seu desempenho no Enem e no vestibular.

Está pronto para criar a sua rotina de estudos e se preparar para o vestibular? Então, confira as 9 dicas imperdíveis para mandar bem no ENEM!

Quero saber 9 dicas para o Enem!

Postado porAnglo Chácara

Postado em15 de janeiro de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Política de Privacidade
Ligarclique para ligar