logo colégio cie

As 4 atividades para aprender inglês de forma eficiente!

Alunos dentro da sala de aula

Aprender um segundo idioma é o sonho de muita gente e motivo de diferenciação em diversos ambientes, principalmente quando falamos de mercado de trabalho. Porém, consolidar esse aprendizado pode não ser simples, certo? 

Errado! Mesclando alguns métodos e ferramentas, é possível praticar e compreender melhor a língua e entender como aprender a falar inglês rápido.

Quer saber como? Confira, neste post, algumas atividades para aprender inglês, qual o melhor site para aprender inglês e dicas de exercícios para que você possa atingir a fluência. Confira!

Quero agendar uma visita ao Anglo Chácara!

Desmistificando o processo de aprendizado

Segundo dados colhidos em um estudo realizado pelo British Council, somente 10,3% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos dizem saber o idioma inglês. O número é pequeno, principalmente se considerarmos a quantidade de colégios que oferecem essa língua na grade curricular.

Contudo, por vezes, não somos ensinados a viver o idioma, mas, sim, aprender somente a gramática, sem aplicação prática. O processo de aprendizado de um novo idioma está além das normas linguísticas. Trata, principalmente, da relação do inglês com nossa rotina e de elementos próximos, que nos levam a ter experiências idiomáticas na prática.

Para quem quer aprender inglês de forma eficiente, há diferentes formas de atingir esse objetivo, mas todos partem do princípio da importância da soma de diferentes métodos para a conquista de um domínio maior em diferentes frentes. Quando realizado dessa forma, com o tempo, é possível notar uma maior facilidade para concretizar uma comunicação, mesmo que não baseada em todas as regras, mas que conclui seu objetivo: fazer-se entendível.

4 exercícios de como aprender inglês rápido

Sabendo da importância de praticar e buscar diferentes formas de aprendizado em uma segunda língua, separamos quatro dicas que farão toda a diferença para dar mais dinamismo às suas rotinas de estudo. Na lista, você confere algumas atividades lúdicas de inglês para o Ensino Médio, atividades lúdicas de inglês para o Ensino Fundamental e muito mais. Confira!

1- Apps ou sites para treinar idiomas

Em uma pesquisa simples, você pode encontrar diversos aplicativos para auxiliar nesse processo. Utilizando a tecnologia a seu favor, é possível aprender sons de pronúncias, construções de frases e palavras simples que fazem parte da nossa rotina.

Mas qual o melhor app para falar inglês? Depende das suas necessidades e dinâmicas. Alguns sites/apps foram desenvolvidos para incentivar essa prática, oferecer um conteúdo feito por profissionais com diversas ferramentas e possibilitar o aprendizado. O ponto positivo é que você pode praticar em qualquer lugar: nas horas de descanso, na ida de ônibus para o colégio, esperando atendimento em algum lugar, entre outros.

Alguns dos apps, sites e jogos para aprender inglês são:

- Duolingo;

- LinguaLeo;

- Babbel;

- Voxy;

- Rosetta Stone;

- Hello Talk.

2- Pratique com música

A música está na rotina de muita gente e essa pode ser uma ferramenta muito útil para treinar e aguçar sua audição bilíngue. Você pode separar músicas que gosta e fazer as seguintes práticas:

- Pegue a sua música favorita, busque a letra em inglês e tente traduzi-la em um papel;

- Tente aprender a letra da música e cantá-la em voz alta. Se for melhor, separe por trechos que deseja aprender e vá evoluindo até conseguir cantar toda a música sem olhar a letra.

Esses dois exercícios são importantes porque você aprende frases, agrega palavras ao seu vocabulário, revisa a gramática e a escrita, assimila conceitos e traduções e, ainda, começa a reproduzir as pronúncias.

Viu quantas práticas são possíveis só utilizando as músicas da sua playlist? Agora, você pode pegar papel e caneta (ou o seu bloco de notas do celular) e começar!

Leia também:

- Como aprender inglês? Dicas para conquistar a formação bilíngue

- Competências socioemocionais: como elas impactam o aluno?

- Atividade física e saúde mental: entenda esse elo para os estudos

3- Converse sozinho em inglês

Quem nunca tentou responder a uma entrevista fictícia em inglês, não é mesmo? Para quem quer aprender o idioma, essa é uma forma eficaz e simples para praticar pronúncias e construções de frases. Para aqueles que não gostam de falar em público por insegurança, esse é um excelente método para se preparar e perder um pouco esse medo.

Comece com frases do seu cotidiano, por mais simples que sejam, o objetivo é praticar a sonoridade e a construção do raciocínio em inglês. E se você errar, tudo bem! Não foque os deslizes, mas, sim, falar frases que possam ser compreendidas esse é o ponto principal da conversação.

Para ajudar a começar essa prática, responda às seguintes perguntas que separamos para você:

- O que você faz na sua rotina?

- O que você gosta de fazer no tempo livre?

- Descreva sua aparência/personalidade;

- Conte a sinopse do seu filme favorito;

- Onde você mora e qual a sua história.

Com o tempo, você pode explorar mais questões e estar mais à vontade em se escutar falando outro idioma. O passo mais importante é começar!

4- Separe tempo para praticar e buscar conteúdos diversos

Consuma conteúdos em inglês, desde livros, artigos, revistas, séries e tudo que possa acrescentar à sua prática diária de maneira dinâmica e atrativa. O aprendizado não precisa ser algo engessado e possível apenas nos livros de gramática. 

A parte mais legal de aprender um novo idioma é conhecer as diversidades culturais e conseguir imergir em um universo completamente novo. Essa experiência só é conseguida buscando-se consumir cada vez mais diversos assuntos e vivências.

Comece a investir na sua educação bilíngue

Gostou das dicas para facilitar o seu estudo? Busque colocar, pelo menos, duas delas em prática para que você possa assimilar a língua de maneiras diferentes. Escolha as que mais se adequam ao seu método de aprendizado e rotina.

Para qualquer um dos exercícios escolhidos, a parte mais importante é começar! Sair da inércia é um dos passos principais para, de fato, começar a falar inglês. Mantendo uma rotina de estudos, você consegue notar uma evolução gradual. Mas lembre-se: cada um tem seu tempo e pontos de dificuldade a serem superados, cuidado para não se perder em comparações.

Gostou das dicas, mas ainda quer saber outras maneiras de atingir a fluência no idioma? Veja o post “Como aprender inglês? Dicas para conquistar a formação bilíngue” e aprofunde seus conhecimentos para aumentar as possibilidades.

Como aprender inglês? Dicas para conquistar a formação bilíngue

Postado porAnglo Chácara

Postado em23 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Política de Privacidade
Ligarclique para ligar