logo colégio cie

Atividade física e saúde mental: entenda esse elo para os estudos

Alunos do Anglo Chácara praticando esportes leves

Assim como para os adultos, o estresse e a ansiedade também são fatores presentes na rotina de crianças e jovens em ambiente escolar. Para administrar e dar a devida importância à saúde mental, algumas práticas podem ser realizadas.

Aulas dinâmicas, ambiente de acolhimento e atividades extracurriculares são alguns dos exemplos; entre elas, está a prática de atividades físicas e o incentivo ao esporte nos colégios.

Mas então, qual a relação entre atividade física e saúde mental para a melhora nos estudos? Continue esta leitura e entenda como as duas questões estão mais ligadas do que você imagina!

Benefícios de praticar esportes

Que fazer exercícios físicos regularmente é algo positivo para a saúde nós já sabemos, mas o que você talvez não imagina é o quão positivo pode ser essa prática para outras áreas, como no desempenho escolar e no bem-estar em geral.

Como exemplo para isso temos o futsal, o voleibol e o basquete. Além desses esportes alimentarem o trabalho em equipe, a organização, o planejamento, o senso de responsabilidade e a dedicação, ainda possibilitam o desenvolvimento de questões que auxiliam no desempenho na sala de aula

Confira alguns dos benefícios que vão fazer você compreender a importância da prática de exercícios físicos.

Melhora da concentração

Com a prática de esportes, um dos primeiros benefícios notados é a melhora na concentração dos estudantes. As habilidades cognitivas são estimuladas porque a prática de exercícios físicos demanda uma variedade de competências e estímulos ao cérebro.

Diminuição da ansiedade

Ao praticar algum esporte, o corpo libera hormônios essenciais, como a endorfina, responsável por proporcionar a sensação de bem-estar e relaxamento. Com o gasto de energia, a ansiedade sofre uma considerável diminuição, possibilitando grandes feitos, como melhorar os estudos e otimizar o seu tempo de forma organizada.

Sono regenerado

Apesar de, às vezes, não darmos a devida relevância, o sono regulado é ferramenta fundamental para o bom funcionamento de outras questões, como um bom desempenho de função.

Com a realização de atividades físicas, o jovem consegue gastar as energias e permitir que o seu organismo passe, da melhor forma, pelo processo de descanso e repouso. Quando feito de forma adequada, garante uma maior sensação de bem-estar, uma boa memória, fortalece o sistema imunológico e permite que o estudante se relacione melhor com aqueles que estão à sua volta.

Além desses benefícios, a prática de esportes é também uma grande aliada no auxílio e na manutenção da saúde mental. Mas você sabe o que é isso?

Afinal, o que é saúde mental?

A saúde mental é uma questão importante quando falamos em qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela está diretamente ligada ao bem-estar nos âmbitos físico, mental e emocional. Quando esses três itens estão em harmonia, nossa relação com as atividades mudam.

Quando tratada de maneira adequada e com a devida atenção, é uma grande aliada para uma vida mais leve e também mais produtiva. Por vezes, lidar com diferentes pressões e prazos pode gerar estresses que necessitam de atenção para serem bem administrados. Por isso, uma rotina com alimentação adequada, atividades e hobbies para servirem de válvula de escape, além de competências socioemocionais, são o segredo para uma experiência plena e uma rotina mais leve, mesmo diante de adversidades.

Como esses itens se relacionam no ambiente escolar?

Quando falamos em estudos e, principalmente, de qualidade no aprendizado, precisamos compreender que fatores internos e externos influenciam diretamente na absorção de conteúdos e na assimilação do que está sendo passado em sala de aula.

Sabendo disso, o papel do colégio é oferecer formas de auxiliar e promover ferramentas que permitam ao estudante estimular outras competências de forma saudável e dinâmica. Uma infraestrutura apropriada é o primeiro passo para garantir que esse aluno possa absorver conhecimentos e manter sua saúde mental regulada. 

Quando corpo e mente estão sãos, é possível verificar um aumento no rendimento do estudante. Mesclando aulas teóricas com espaços colaborativos voltados para a prática de esportes, os jovens podem gastar energia para reduzir a ansiedade nos estudos, além de conquistar uma maior concentração e foco nos estudos. 

Escolha um colégio com a infraestrutura ideal!

É no ambiente escolar que jovens e crianças passam por diferentes experiências e estímulos que auxiliam no seu desenvolvimento cognitivo. Estar em um colégio com uma infraestrutura que permite a execução de diferentes atividades é um diferencial não só para o desenvolvimento do estudante, mas também para as suas relações interpessoais para além da escola.

Ao procurar por um colégio particular em São Paulo, opte por aqueles que conseguem oferecer uma completa estrutura para práticas voltadas para o estímulo à realização de atividades físicas, além de equipamentos tecnológicos para a realização do ensino e, claro, um direcionamento que incentive o desenvolvimento do pensamento e a argumentação crítica, a fim de que o aluno seja, cada vez mais, um agente ativo na sociedade.

Agora que você já sabe qual a importância da atividade física e entende a importância de uma estrutura que atenda a todas essas necessidades educacionais das crianças e dos jovens, conheça o Anglo 21 e se encante pelos benefícios que podem ser proporcionados ao seu filho!

Quero conhecer a estrutura do Anglo!

Postado porAnglo Chácara

Postado em19 de maio de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Política de Privacidade
Ligarclique para ligar