logo colégio cie

Como acompanhar o ensino-aprendizagem dos filhos? 4 Formas!

Aluna do Ensino Fundamental do Anglo Chácara

Pais e mães são figuras importantes na hora de influenciar e instruir questões básicas e aprofundadas para o seu pequeno que está em fase de descoberta e construção das competências cognitivas e comunicacionais. 

Quando esse filho chega à idade escolar, apesar do que muitos pensam, a responsabilidade de acompanhar, ensinar e auxiliar no desenvolvimento da criança não é só dos professores. 

Para muitos pais, estar inserido e a par do ensino-aprendizagem dos filhos ainda é algo difícil de se conseguir, mas ser presente pode fazer grande diferença nos resultados conquistados.

Continue neste post e confira algumas formas de fazer esse acompanhamento da melhor maneira possível, sem retirar a autonomia e o protagonismo do seu filho!

Importância da presença dos pais na rotina escolar

A presença dos pais interfere de forma considerável na qualidade do ensino e na garantia da assimilação do que está sendo oferecido em sala de aula. Isso porque, ao acompanharem a criança, auxiliam-na em suas dificuldades e na assimilação dos conteúdos previstos no projeto escolar, além de ser uma forma de incentivar o estudo e construir uma relação positiva entre família e escola, com disciplina e mais segurança para colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do dia no colégio. 

Vale ressaltar que ajudar é diferente de fazer por eles. Quando os pais se propõem a estreitarem as relações acerca do estudo, é preciso fazer essa ação de maneira natural, sem tirar a autonomia da criança. É importante que ela se sinta amparada, mas também responsável por suas próprias tarefas, possibilitando o bom desenvolvimento emocional e cognitivo.

Práticas para acompanhar o ensino sem tirar o protagonismo

A teoria é simples e a prática é mais ainda! Para auxiliar nesse processo e nortear esses passos para o acompanhamento da criança, confira quatro práticas simples mas que fazem toda a diferença em se tratando do ensino do seu filho.

1. Crie uma rotina de estudos em casa

Para todo estudante, é importante levar o estudo para além da sala de aula. É nesse momento fundamental que surge a oportunidade de se criar uma rotina compartilhada focada no seu aprendizado.

Nesse tempo estipulado, é interessante construir juntamente com as crianças um planejamento de revisões e atividades a serem feitas para acompanhar e dar seguimento aos ensinamentos recebidos em sala de aula.

Mas lembre-se de evitar tirar a autonomia do seu filho. Ele precisa criar o senso de compromisso e independência estudantil. À medida que os alunos se responsabilizam por suas atividades, passarão a avaliá-las e poderão regulá-las para um melhor resultado. 

2. Acompanhe o desenvolvimento escolar com os professores

É importante estar ativamente com a criança, mas é indispensável estar ligado à instituição, recebendo um feedback acerca das aptidões e dificuldades da criança. Dessa forma, é possível reforçar questões e entender o seu comportamento naquele ambiente.

Para os professores, esse contato é de grande importância, principalmente por criar uma via de mão dupla e uma troca entre duas partes fundamentais para o crescimento dessa criança e desse jovem. Nesse momento, também é possível acompanhar como estão sendo aplicados os diferentes projetos de aprendizagem oferecidos pela instituição.

3. Demonstre interesse por cada conquista

O ato de conversar é um simples e valioso segredo para solidificar relações entre pais e filhos e proporcionar um acompanhamento da vida estudantil. É preciso demonstrar interesse sobre o que está sendo aprendido, sobre conquistas e questões que estão sendo tratadas no colégio.

Dessa forma, a criança se sente escutada e valorizada, possibilitando, cada vez mais, uma troca acerca das suas inquietações e aprendizados. Crie o hábito de estimular a conversa e de perguntar sobre o seu dia.

4. Participe de atividades extracurriculares

Para criar um elo com seu filho, estar presente em atividades ligadas ao ensino que podem oferecer dinâmicas diferentes é uma excelente forma de se aproximar e acompanhar de perto a aprendizagem.

As instituições costumam oferecer atividades específicas que contam com a participação ativa de pais e responsáveis. Além de se mostrar presente para a criança, é uma forma de estar cada vez mais inserido na rotina do planejamento do colégio. 

Programa O Líder em Mim

Sabendo da importância dessa autonomia, o colégio particular em São Paulo criou o programa O Líder em Mim (OLEM). O projeto educacional busca oferecer atividades que desenvolvem a participação ativa, autônoma e responsável dos estudantes. Em parceria com os pais, o objetivo é estimular o desenvolvimento do aluno nessas competências que são essenciais para a vida escolar e também interpessoal desse jovem.

Comece a construir um futuro brilhante para seu filho!

Agora que você entende a importância de ser mais participativo e acompanhar essa etapa tão importante do desenvolvimento pessoal e cognitivo, fique atento ao que o ambiente pode oferecer para fazer desse processo algo cada vez mais positivo, com ferramentas agregadoras ao processo de ensino-aprendizagem.

Uma dessas competências que têm adquirido cada vez mais relevância para a formação escolar é o pensamento computacional, que se trata de uma abordagem que pode ser utilizada para criar jovens cada vez mais autônomos, com pensamentos resolutivos. Confira este post e entenda como essa habilidade é aprendida e aplicada!

Quero saber mais sobre pensamento computacional

Postado porAnglo Chácara

Postado em24 de maio de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Política de Privacidade
Ligarclique para ligar