logo colégio cie

Como aprender inglês? Dicas para conquistar a formação bilíngue

Alunos do Anglo Chácara durante aula de inglês

O inglês faz parte das nossas vidas, seja em músicas, seja em séries, seja, até mesmo, nas palavras técnicas que utilizamos no nosso cotidiano. Contudo, por mais que se faça presente, nem sempre utilizamos o idioma para aproveitar os benefícios de sua fluência.

Para muitas pessoas, há o mito da dificuldade de compreender e falar a língua, mas esse processo não precisa ser sofrido ou traumático, pelo contrário, pode (e deve) ser algo natural e progressivo.

Mas então, como aprender o idioma? Se essa é uma dúvida que ronda seus pensamentos, nós trouxemos quatro dicas valiosas para você colocar em prática para aprender inglês de uma vez por todas! Confira neste post.

Benefícios de aprender inglês como segundo idioma

O inglês é a terceira língua mais falada e tornou-se o padrão de comunicação em todo o mundo. Consequentemente, é o idioma mais utilizado no mundo dos negócios e o mais exigido como requisito para diversos empregos. 

Aprender essa língua como segundo idioma garante um leque maior de oportunidades, além de conectar o falante com milhares de pessoas ao redor do mundo que aprendem e levam adiante a comunicação em inglês como forma mais efetiva de estreitar laços entre estrangeiros.

Além de uma comunicação mundial, aprender o idioma garante diversos benefícios, como:

- Possibilidade de cursar uma universidade fora do Brasil; 

- Melhores oportunidades de emprego;

- Mais chances de estar apto para um intercâmbio;

- Maior autonomia em viagens;

- Aumento do networking;

- Ampliamento das possibilidades interpessoais.

4 dicas de como aprender inglês

Sabendo da relevância de ser fluente nesse idioma, confira, abaixo, quatro dicas incríveis para incluir o inglês na sua rotina e aprender de vez uma das línguas mais faladas em todo o mundo!

1 - Consuma conteúdos em inglês

Quanto mais você ouvir o idioma, mais natural será o seu entendimento. Uma das formas mais efetivas de se familiarizar com pronúncias é consumir conteúdos em inglês, como músicas, podcasts, filmes e séries. Ao assistir a alguma produção originalmente feita em inglês, ative a legenda para associar as palavras à sua tradução. De forma gradual, assista com áudio e legenda em inglês, para começar a relacionar língua falada e escrita.

Quando bebês, aprendemos as primeiras palavras apenas repetindo sons. Ao aprender uma segunda língua, a premissa é a mesma. Sendo assim, tente repetir frases ou cantar músicas até que sinta a sonoridade e se pronuncie adequadamente. Não tem problema errar, o objetivo é se familiarizar com as variações sonoras e silábicas. 

2 - Faça da leitura em inglês um hábito

Quantas vezes por dia você tem acesso a conteúdos escritos em inglês? Se a resposta for zero, essa é a hora de começar a fazer dessa leitura um hábito! Diferentemente do que se imagina, não é preciso começar, automaticamente, a buscar livros ou artigos no idioma. Esse acréscimo na rotina pode ser mais simples do que se imagina. 

Uma das formas é configurar seu celular e/ou computador para outro idioma. Dessa forma, você consegue agregar palavras-chave ao seu vocabulário, além de fazer da leitura algo intuitivo. 

Quer expandir seus horizontes? Curta ou siga páginas com conteúdos que você gosta em inglês. Vale traduzir automaticamente quando houver essa opção, o ideal é ler e fazer a assimilação do conteúdo. 

3- O estudo do inglês não deve ser algo sofrido

Além de positivo para o seu futuro, a imersão em uma segunda língua deve ser cada vez mais natural no seu dia a dia, assim, é retirado o peso de estar estudando algo. O ideal é que, gradualmente, o inglês esteja em momentos da sua vida, nas músicas que escuta e até nas informações que compartilha com seus amigos.

4 - Invista em um colégio com educação bilíngue

Quanto mais cedo iniciar seu estudo e convívio com o idioma, mais eficaz será o aprendizado. Por isso, estar em uma instituição de ensino que estimula e oferece experiências imersivas no inglês faz toda a diferença.

Em São Paulo, você pode contar com o Anglo Chácara Santo Antônio, um colégio que insere na sua grade curricular a educação bilíngue, com quatro  aulas de inglês por semana. Com a aplicação do projeto English Stars, o colégio Anglo Chácara Santo Antônio proporciona aos alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, o desenvolvimento das quatro habilidades da língua: escutar, ler, falar e escrever. 

As aulas ministradas 100% em inglês possibilitam que os estudantes do colégio aprimorem as competências necessárias indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica.

5 - Pratique com amigos

O objetivo de toda língua é fazer com que duas ou mais pessoas sejam capazes de construir uma comunicação e que a mensagem seja entendida. Se em uma conversa, mesmo com deslizes, isso foi realizado, você já atingiu o objetivo! É comum cometer erros durante o aprendizado e até mesmo no dia a dia. O importante é que isso não se torne um ponto negativo para a sua evolução.

Ao conversar e praticar com amigos, além de se sentir mais à vontade, você pode agregar palavras ao seu vocabulário. Essa também é uma forma eficaz de praticar as pronúncias e diminuir a sua vergonha em falar inglês em voz alta.

Venha fazer parte do Anglo Chácara Santo Antônio!

O futuro sempre será consequência dos frutos que você planta hoje. Para garantir um maior acesso ao mercado de trabalho ou, até mesmo, oportunidades de intercâmbio posteriores, iniciar o processo de formação bilíngue é fundamental e indispensável.

Um colégio qualificado para oferecer esse tipo de ensino fará dessa experiência algo muito mais positivo e proveitoso, distante de conteúdos rasos que não o qualificam para a formação em um segundo idioma.

Se você busca um colégio particular em São Paulo que proporcione experiências únicas com um novo idioma, o Colégio Anglo Chácara Santo Antônio é a melhor opção para o seu futuro! Quer conhecer mais sobre a instituição e se apaixonar de vez pelo que aguarda você no Anglo? Confira os projetos educacionais que são destaque por aqui!

Quero saber os diferenciais do Anglo Chácara!

Postado porAnglo Chácara

Postado em4 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Política de Privacidade
Ligarclique para ligar