logo colégio cie

Como se preparar para fazer uma redação? Dicas imperdíveis!

Aluno do Anglo Chácara escrevendo redação*Foto tirada antes da pandemia do Covid-19

Em todo vestibular, uma das partes principais para o ingresso na universidade é a prova de redação. Requisito básico para todos os cursos, seu peso pode ser decisivo para que a sua prova esteja entre as aprovadas.

Mas para conseguir um bom resultado, é preciso estar atento à estrutura e às regras básicas para criar um texto coeso e merecedor de nota 1000 na banca de avaliação.

Vai prestar ENEM ou vestibular e ainda está inseguro em relação a isso? Calma! Neste post, você vai conferir como fazer uma redação, o que evitar na hora de criar o seu conteúdo e dicas para fazer uma boa prova.

Como se preparar para o vestibular

Uma das avaliações mais desafiadoras para quem está em idade escolar, o vestibular requer atenção e muito estudo. 

Tendo isso em vista, preparar-se da maneira adequada é o recomendado para garantir uma vaga sem sofrimento. Para isso, organização e planejamento são peças fundamentais nessa hora. A lista de prioridades deve ser refeita, colocando em destaque as matérias a serem estudadas e os conteúdos que demandam uma atenção maior na hora da revisão.

Com foco, é possível evitar ansiedades e sobrecargas no momento de estudar. 

Na lista de matérias a serem priorizadas, uma das principais e mais citadas como difíceis é a redação, gerando a seguinte dúvida: como fazer uma boa redação dissertativa. Descubra, abaixo, como melhorar o seu desempenho nesse quesito!

Dicas para fazer uma boa redação

Entre tantas matérias e áreas de conhecimento, a redação é um dos pontos cruciais para quem quer obter uma boa nota. Sendo um dos quesitos mais relevantes, diversas instituições sequer aceitam inscrições de alunos que zeraram essa competência.

Para conseguir um resultado satisfatório, confira algumas dicas de ouro e direcionamentos sobre como fazer uma boa redação no ENEM!

Entenda as regras e competências exigidas 

Todo vestibular possui suas regras e particularidades acerca da realização e do direcionamento. Independentemente da instituição de ensino, alguns pontos são comuns em toda redação. Sendo eles:

- Domínio e boa execução da norma padrão da língua;

- Compreensão da proposta e aplicação dos seus conhecimentos;

- Coerência e coesão;

- Construção de um argumento sólido;

- Criação de uma proposta de intervenção plausível (especificidade do Enem).

Estando atento a esses pontos, você consegue construir uma redação sólida e que siga à risca os objetivos básicos da universidade em que deseja ingressar.

A prática leva à perfeição!

A maneira mais eficaz de se conseguir bons resultados é com a prática e a busca pela excelência. Logo, busque escrever e criar o hábito de fazer desse treinamento uma rotina. A estrutura de uma redação para vestibular é simples, mas o domínio de argumentos é o tópico que fará a diferença entre você e outros tantos milhares de candidatos.

Treinar sua escrita e a construção também deve ser tópico na hora de organizar a rotina de estudos e revisão. Para fazer dela uma prática mais dinâmica, você pode propor uma troca com seus amigos: um pode analisar e conversar sobre a redação do outro. 

Fique antenado ao mundo a sua volta

As provas de redações aplicadas nos vestibulares estão ligadas a temas atuais que questionam comportamentos e ações que afetam o coletivo, como notícias, assuntos da atualidade, questões ligadas à realidade brasileira e provocações acerca de mudanças e propostas a serem implementadas. 

Toda argumentação só é bem feita quando há conhecimento do assunto. Não é necessário ser um especialista em um tema, mas é importante ter informações que possam somar e nortear essa construção para que o texto tenha embasamento e seja coerente com a proposta recebida.

Busque assistir a telejornais, ter uma leitura regular de notícias e assuntos que chamam a atenção da sociedade, informar-se em diferentes canais de mídia e buscar entender como determinada situação afeta o coletivo. Além de ser uma forma de conhecimento, é também uma maneira de agregar valor ao seu posicionamento.

Ao praticar, cronometre seu tempo

Essa é uma técnica fundamental para conseguir entender o tempo estimado para a construção do argumento. É preciso praticar a organização das ideias no melhor tempo possível para conseguir entregar um texto de qualidade, bem estruturado, com argumentos fortes e sem prejudicar as demais matérias presentes na prova.

Ao sentar para escrever uma redação, fique atento ao tempo gasto e como melhorar essa cronometragem.

O que evitar na hora de fazer uma boa prova?

Além dos itens indispensáveis citados acima para fazer uma boa redação, é preciso se atentar, também, ao que não fazer. Apesar de simples, é preciso atenção para garantir que estes tópicos não se façam presentes. 

- Ser redundante para aumentar o tamanho do texto;

- Construir argumentos fracos com informações imprecisas ou questionáveis;

- Utilizar uma linguagem excessivamente rebuscada;

- Construir a redação com linguagem coloquial e gírias;

- Fugir do tema proposto.

Evitando esses cinco erros tão comuns, você já consegue evitar que sua nota seja zerada por desrespeitar as regras colocadas para a criação. 

Pratique e se prepare da melhor maneira!

Agora que você já sabe o que é inadmissível ou adequado, é hora de praticar e buscar melhorar seu desempenho nesse que é um quesito importante para a sua aprovação.

Dedique tempo não só para criar os textos, mas também analisar e pedir segundas opiniões, dessa forma, você vai conseguir mensurar a qualidade do seu trabalho e entender o que fazer para otimizar sua performance textual. 

Se já anotou todas as dicas, é hora de treinar e organizar seu estudo para o vestibular. Ainda não sabe como se preparar para o ENEM? Então, confira 5 exemplos de como montar sua rotina de estudos para o Enem e não perca tempo!

Quero saber como estudar para o Enem!

Postado porAnglo Chácara

Postado em14 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Política de Privacidade
Ligarclique para ligar