logo colégio cie

Confira as 9 dicas imperdíveis para mandar bem no ENEM

Aluna do ensino médio do Anglo Chácara em sala de aula, preparando-se para o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é, atualmente, a principal porta de entrada para a maioria das universidades brasileiras. Além disso, a prova também serve como processo seletivo para financiamento estudantil e/ou bolsas de estudo. Por isso, é muito importante mandar bem no ENEM para conquistar uma vaga na faculdade que você tanto deseja.

Sendo assim, conheça as 9 dicas imperdíveis de como estudar para o ENEM e alcançar os seus objetivos acadêmicos depois de concluir o Ensino Médio. Confira agora!

Tenha uma rotina de estudos

Ter uma rotina de estudos é uma das estratégias mais efetivas de como estudar para o ENEM. Afinal, com um bom planejamento e um cronograma a ser seguido, é muito mais fácil manter a disciplina e otimizar o tempo dedicado ao aprendizado.

Por isso, organize por dias e horários quais os conteúdos que vão ser estudados e qual vai ser a forma de estudar (prática de exercícios, vídeo-aulas, leitura de algum material didático, etc). Dessa forma, com um caminho traçado, é muito mais fácil chegar ao seu objetivo e alcançar as suas metas.

Classifique a dificuldade dos conteúdos

Uma dica muito importante é verificar no edital do ENEM quais são os assuntos que podem cair na prova. Assim, é possível focar os estudos nos conteúdos que realmente precisam ser estudados para mandar bem no ENEM.

Classifique a dificuldade das matérias e saiba quais vão precisar de mais dedicação na hora de estudar. Portanto, seguindo essa dica, fica muito mais fácil criar um excelente planejamento de estudos para conquistar uma vaga na universidade.

Faça simulados da prova do ENEM

A prática de realizar simulados é fundamental para quem quer conquistar uma boa nota na prova do ENEM. Afinal, o simulado é uma maneira de testar e avaliar os seus conhecimentos, assim como de se habituar com as questões do exame. Além disso, durante o Ensino Médio, é possível fazer a prova do ENEM como treineiro.

Portanto, inclua os simulados na sua rotina de estudos e não desperdice a oportunidade de realizar a prova como forma de treinamento antes de realmente concorrer por uma vaga na faculdade.

Prepare o espaço ideal para estudar

Contar com um espaço apropriado para os estudos é determinante para o seu desempenho na prova do ENEM. Isso porque, um espaço calmo e confortável, vai afastar distrações e permitir que você se concentre ao máximo no seu aprendizado.

Se a sua casa for muito barulhenta ou se o seu quarto for um ambiente com muitas distrações, como uma televisão, uma boa ideia é permanecer na escola ou ir até uma biblioteca para estudar.

Mantenha-se sempre atualizado

A maior parte das questões do ENEM está dentro de um contexto social da atualidade, especialmente a redação. Por isso, manter-se sempre atualizado é requisito básico para mandar bem no exame.

Dessa forma, crie o hábito da leitura e gaste um bom tempo pesquisando sobre os principais assuntos da atualidade, entenda os diversos pontos de vista, saiba quais são as raízes históricas daquele tema e, principalmente, conheça as soluções possíveis para os problemas atuais. Saiba que isso vai fazer muita diferença no seu desempenho no ENEM.

Treine bastante para a redação

A redação vale até mil pontos e conta muito no seu resultado final. Por isso, treinar bastante para essa parte da prova é fundamental para conquistar uma vaga na universidade, conseguir um financiamento estudantil ou uma bolsa de estudos. Então, separe um bom tempo da sua rotina para a prática da redação.

Escreva, pelo menos, uma redação por semana no formato dissertativo-argumentativo. Exercite a prática de organizar as ideias, escrever de forma coesa e revisar o texto. Vale ressaltar que, no dia da prova o tempo médio para escrever a redação (e passar tudo a limpo) é de apenas uma hora.

Participe de grupos de estudos

Uma ótima ideia de como estudar para o ENEM é participar de grupos de estudos. Essa é uma forma de compartilhar dicas, tirar dúvidas, encontrar motivação, ajudar e ser ajudado.

Por isso, converse com os seus amigos que também estão estudando para ingressar em uma faculdade  e proponha a criação de um grupo de estudos para somar forças. 

Dessa forma, é possível combinar um encontro para cada um explicar o assunto que tem mais domínio, uma vez que ensinar também é uma ótima forma de fixar o conteúdo e a explicação de um amigo pode facilitar a compreensão do tema. Ou seja, todo mundo sai ganhando.

Cuide da sua saúde física

Apesar de ser uma dica essencial para o bom desempenho na prova do ENEM, é muitas vezes negligenciada pela maior parte dos estudantes. Cuidado para não cometer esse erro! Seu corpo precisa estar saudável para você otimizar os seus estudos e ter um bom desempenho na hora da prova.

Por isso, alimente-se bem! Deixe de lado as frituras e comidas pesadas, consuma com frequência verduras, frutas, carnes brancas e hidrate-se sempre. Além disso, pratique exercícios físicos regularmente e durma 8 horas por noite.

Com essas dicas é possível aumentar a sua capacidade de foco e concentração, otimizar o seu poder de absorção e memorização do conteúdo, elevar a sua disposição e, além do mais, evita que você esteja gripado no dia da prova ou perca dias de estudo se recuperando de alguma doença.

Cuide da sua saúde mental

Cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto cuidar do seu corpo. Problemas como a ansiedade afetam (e muito!) a sua concentração e prejudicam o seu desempenho na hora dos estudos e da prova. Portanto, permita-se relaxar e se divertir em momentos de lazer sempre que possível, e vale a pena apostar na prática de meditação, yoga, massagens, etc.

Essas são as 9 dicas imperdíveis de como estudar para o ENEM e conquistar o seu sonho de ingressar em uma universidade.

Este conteúdo foi útil para você? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba outros materiais incríveis no seu e-mail!

Quero assinar a Newsletter!

Postado porAnglo Chácara

Postado em11 de janeiro de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Política de Privacidade
Ligarclique para ligar