logo colégio cie

Ensino Fundamental completo: tudo sobre esse ciclo escolar!

Crianças do Ensino Fundamental em sala de aula

O Ensino Fundamental representa o maior período da Educação Básica e abrange tanto a infância quanto a adolescência. Por isso, essa etapa de ensino é extremamente importante e requer bastante atenção, pois são desenvolvidas as habilidades e capacidades essenciais para a formação humana e acadêmica.

Sendo assim, conheça, agora, qual é a proposta da BNCC para o Ensino Fundamental, quais as séries desse ciclo escolar e quais os diferenciais do Anglo Chácara Santo Antônio para essa etapa da Educação Básica. Confira!

Quais são as séries do Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental contempla as séries do 1º ao 9ª ano. Dessa forma, devido ao longo período dessa etapa de ensino, as séries são divididas entre Ensino Fundamental 1 e Ensino Fundamental 2, ou anos iniciais e anos finais.

Ensino Fundamental 1 (anos iniciais) corresponde às séries do 1º ao 5º ano e atende a faixa etária dos 6 até os 10 anos de idade. Por sua vez, o Ensino Fundamental 2 (anos finais) corresponde às séries do 6º ao 9º ano e atende a faixa etária dos 11 até os 14 anos de idade.

Logo, agora que você já sabe quais são as séries do Ensino Fundamental e como funciona a divisão entre Ensino Fundamental anos iniciais e Ensino Fundamental anos finais, entenda qual é a proposta da BNCC para esse ciclo escolar.

Qual é a proposta da BNCC para o Ensino Fundamental

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que tem como objetivo definir o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica no Brasil.

Uma vez que o Ensino Fundamental completo atende estudantes entre 6 e 14 anos, ou seja, crianças e adolescentes, é preciso estar atento às mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros, que ocorrem nessa fase da vida. 

Portanto, a elaboração do currículo deve ser capaz de superar as rupturas que acontecem na passagem entre as duas fases do Ensino Fundamental. Sendo assim, entenda a proposta da BNCC para os anos iniciais e os anos finais desse período escolar.

CTA Banner de Agende uma visita do Anglo Chácara

Ensino Fundamental anos iniciais

No Ensino Fundamental anos iniciais, a BNCC valoriza as situações lúdicas de aprendizagem e aponta para a articulação com as experiências anteriormente vivenciadas na Educação Infantil. 

Para isso, deve haver uma progressiva sistematização dessas experiências e o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, assim como novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las e de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

Além disso, de acordo com a BNCC, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita.

Sendo assim, ao longo do Ensino Fundamental anos iniciais, a criança deve ampliar a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, garantindo uma melhor relação com os outros, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

Ensino Fundamental anos finais

Ao longo do Ensino Fundamental anos finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. 

Por isso, a BNCC orienta a retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental anos iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertório dos estudantes.

Nesse sentido, a BNCC reforça a importância de fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Além do mais, vale ressaltar que os estudantes dessa fase inserem-se em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência. Por isso, as mudanças características dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias. 

Dessa forma, a escola deve realizar práticas diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social.

Portanto, está claro qual é a proposta da BNCC para o Ensino Fundamental completo. Compreenda a seguir as propostas do Anglo Chácara Santo Antônio para cumprir com a Base Nacional Comum Curricular nessa etapa de ensino.

A proposta do Anglo Chácara Santo Antônio para o Ensino Fundamental completo

O Anglo Chácara Santo Antônio é um colégio em São Paulo com uma excelente infraestrutura e proposta pedagógica, além de ótimos projetos educacionais.

Os alunos do Ensino Fundamental anos iniciais do Anglo Chácara Santo Antônio contam com a promoção do convívio de qualidade e da vida em comunidade fortemente aliado a um trabalho que busca a aprendizagem nas diversas áreas de conhecimento. 

O material didático do Sistema Anglo de Ensino propicia aos alunos o aprendizado e a expressão de suas ideias por meio da integração dos conceitos da sala de aula e sua criatividade, desenvolvendo não só o lado acadêmico, mas também social.

Por sua vez, os alunos do Ensino Fundamental anos finais contam com professores que seguem incentivando a aprendizagem baseada na solução de problemas, com investimento intenso em investigação, análise e interpretação. Sendo assim, o desenvolvimento da autonomia de estudos é um dos principais pilares desse segmento. 

Afinal, o material didático do colégio propõe ações que ensinam a ler e interpretar textos, resolver problemas e desenvolver o hábito do estudo diário. A excelência pedagógica do Anglo Chácara Santo Antônio afirma-se na formação de alunos autônomos, críticos, cooperativos e sintonizados às necessidades contemporâneas.

Além disso, o colégio conta com diferenciais como os projetos English Stars, O Líder em Mim, Mind Makers e a plataforma Plurall.

Agora você sabe qual é a proposta da BNCC e quais são alguns dos diferenciais do Anglo Chácara Santo Antônio para o Ensino Fundamental completo e pode aproveitar ao máximo o desenvolvimento das capacidades desse ciclo escolar.

Quer saber mais sobre o Anglo Chácara Santo Antônio? Então, agende sua visita agora mesmo!

Agende a sua visita agora mesmo!

Postado porAnglo Chácara

Postado em8 de janeiro de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Política de Privacidade
Ligarclique para ligar