Pais e mães são figuras importantes na hora de influenciar e instruir questões básicas e aprofundadas para o seu pequeno que está em fase de descoberta e construção das competências cognitivas e comunicacionais.
Quando esse filho chega à idade escolar, apesar do que muitos pensam, a responsabilidade de acompanhar, ensinar e auxiliar no desenvolvimento da criança não é só dos professores.
Para muitos pais, estar inserido e a par do ensino-aprendizagem dos filhos ainda é algo difícil de se conseguir, mas ser presente pode fazer grande diferença nos resultados conquistados.
Continue neste post e confira algumas formas de fazer esse acompanhamento da melhor maneira possível, sem retirar a autonomia e o protagonismo do seu filho!
Importância da presença dos pais na rotina escolar
A presença dos pais interfere de forma considerável na qualidade do ensino e na garantia da assimilação do que está sendo oferecido em sala de aula. Isso porque, ao acompanharem a criança, auxiliam-na em suas dificuldades e na assimilação dos conteúdos previstos no projeto escolar, além de ser uma forma de incentivar o estudo e construir uma relação positiva entre família e escola, com disciplina e mais segurança para colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do dia no colégio.
Vale ressaltar que ajudar é diferente de fazer por eles. Quando os pais se propõem a estreitarem as relações acerca do estudo, é preciso fazer essa ação de maneira natural, sem tirar a autonomia da criança. É importante que ela se sinta amparada, mas também responsável por suas próprias tarefas, possibilitando o bom desenvolvimento emocional e cognitivo.
Práticas para acompanhar o ensino sem tirar o protagonismo
A teoria é simples e a prática é mais ainda! Para auxiliar nesse processo e nortear esses passos para o acompanhamento da criança, confira quatro práticas simples mas que fazem toda a diferença em se tratando do ensino do seu filho.
1. Crie uma rotina de estudos em casa
Para todo estudante, é importante levar o estudo para além da sala de aula. É nesse momento fundamental que surge a oportunidade de se criar uma rotina compartilhada focada no seu aprendizado.
Nesse tempo estipulado, é interessante construir juntamente com as crianças um planejamento de revisões e atividades a serem feitas para acompanhar e dar seguimento aos ensinamentos recebidos em sala de aula.
Mas lembre-se de evitar tirar a autonomia do seu filho. Ele precisa criar o senso de compromisso e independência estudantil. À medida que os alunos se responsabilizam por suas atividades, passarão a avaliá-las e poderão regulá-las para um melhor resultado.
2. Acompanhe o desenvolvimento escolar com os professores
É importante estar ativamente com a criança, mas é indispensável estar ligado à instituição, recebendo um feedback acerca das aptidões e dificuldades da criança. Dessa forma, é possível reforçar questões e entender o seu comportamento naquele ambiente.
Para os professores, esse contato é de grande importância, principalmente por criar uma via de mão dupla e uma troca entre duas partes fundamentais para o crescimento dessa criança e desse jovem. Nesse momento, também é possível acompanhar como estão sendo aplicados os diferentes projetos de aprendizagem oferecidos pela instituição.
3. Demonstre interesse por cada conquista
O ato de conversar é um simples e valioso segredo para solidificar relações entre pais e filhos e proporcionar um acompanhamento da vida estudantil. É preciso demonstrar interesse sobre o que está sendo aprendido, sobre conquistas e questões que estão sendo tratadas no colégio.
Dessa forma, a criança se sente escutada e valorizada, possibilitando, cada vez mais, uma troca acerca das suas inquietações e aprendizados. Crie o hábito de estimular a conversa e de perguntar sobre o seu dia.
4. Participe de atividades extracurriculares
Para criar um elo com seu filho, estar presente em atividades ligadas ao ensino que podem oferecer dinâmicas diferentes é uma excelente forma de se aproximar e acompanhar de perto a aprendizagem.
As instituições costumam oferecer atividades específicas que contam com a participação ativa de pais e responsáveis. Além de se mostrar presente para a criança, é uma forma de estar cada vez mais inserido na rotina do planejamento do colégio.
Programa O Líder em Mim
Sabendo da importância dessa autonomia, o colégio particular em São Paulo criou o programa O Líder em Mim (OLEM). O projeto educacional busca oferecer atividades que desenvolvem a participação ativa, autônoma e responsável dos estudantes. Em parceria com os pais, o objetivo é estimular o desenvolvimento do aluno nessas competências que são essenciais para a vida escolar e também interpessoal desse jovem.
Comece a construir um futuro brilhante para seu filho!
Agora que você entende a importância de ser mais participativo e acompanhar essa etapa tão importante do desenvolvimento pessoal e cognitivo, fique atento ao que o ambiente pode oferecer para fazer desse processo algo cada vez mais positivo, com ferramentas agregadoras ao processo de ensino-aprendizagem.
Uma dessas competências que têm adquirido cada vez mais relevância para a formação escolar é o pensamento computacional, que se trata de uma abordagem que pode ser utilizada para criar jovens cada vez mais autônomos, com pensamentos resolutivos. Confira este post e entenda como essa habilidade é aprendida e aplicada!